Quanto custa um site?
- Marco Aurélio Corrêa Fartes
- 17 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Um dos principais impedimentos para as pequenas empresas que estão procurando criar um site é o seu custo e tudo que está associado a esse tema. Um site pode custar muito dinheiro, mas não necessariamente precisa ser assim. Pesquisando bem e tendo o conhecimento necessário sobre o que você necessita ter em seu site, o preço pode cair significativamente.
Tendo dito isso, estamos quase em 2020 e uma pequena empresa não pode cometer o erro de não ter uma presença online. A seguir vamos analisar o que está associado a um site e te mostrar todas as opções para que você tenha uma ideia melhor do que pode ser o custo para ter seu próprio site.
Quais elementos formam um site?
Muitas pessoas olham para um site e o enxergam como uma coisa só. As pessoas tendem a confundir a diferença entre um site e a "experiência" que é composta pelo próprio site, um domínio e a hospedagem do site na rede:
Site: É com isso que a maioria das pessoas está familiarizada, por ser o conteúdo visível que aparece quando o endereço é digitado na barra do navegador. O site em si é criado por um web designer profissional usando programação, ou através de uma plataforma de criação de sites.
Domínio: Da mesma forma que você necessita do endereço para chegar na casa de alguém, também necessita de um endereço para chegar em qualquer site (até no seu próprio site). Este endereço é chamado de nome de domínio, como por exemplo biscoitosdajoana.com.br. Mesmo se alguém encontrar o seu site através de um link no Google, esse link está associado ao seu domínio e a uma página específica do seu site, como a página inicial ou a página de compra.
Os domínios sempre terminam com um “sufixo” específico - que pode ser .com, .gov, .com.br ou qualquer uma entre as muitas opções à disposição.
Hospedagem na rede: Apesar dessa ser uma parte do processo frequentemente ignorada pela maioria do público, a hospedagem é extremamente necessária. Para ser acessado na internet, o site precisa estar enraizado em alguma lugar, portanto precisa ter um local para ser hospedado. Podemos fazer uma analogia, imagine que o domínio é o endereço. Neste caso, a casa seria a hospedagem e o site seriam os móveis e a decoração, que se encontram dentro da casa e definem sua atmosfera. Assim, o hospedeiro é a empresa que abriga seu site e faz com que esteja disponível para ser acessado na internet.

Comments